A CARREGAR
Região do Mogadouro

A Região

As origens da vila mais bela do nordeste transmontano são ainda desconhecidas; contudo, a sua ocupação medieval é marcada pelo "velho castelo", numa situação altaneira, integrando a linha defensiva de fronteira, da sua época. A centralidade do concelho, enquanto região do Novo Reino, foi outorgada por foral de D. Afonso III, em 1272, mais tarde renovado pelo rei D. Manuel, no ano de 1512.

MOGADOURO Parque Naturaldo DouroInternacional
Entre as escarpas e arribas do rio Douro e as serras alcantiladas que bordejam o rio Sabor, ficam os três encantos que fazem de Mogadouro o concelho mais atraente - o Parque Natural do Douro Internacional, a Rede Natura 2000 e, no meio, o Planalto Mirandês. A diversidade da paisagem, da fauna e da flora proporcionam passeios através de roteiros turísticos com especial beleza e encanto.
 
No que respeita ao património imaterial prestamos homenagem a práticas locais de artesanato, aos rituais pagãos do solstício de inverno, aos cantares, folclore e outros eventos festivos religiosos locais.
 
A gastronomia, assente em produtos genuínos da terra e confecção tradicional, oferece uma variedade de sabores onde se destaca: posta, marrã, enchidos de carnes de porco, bulho com cascas, sopas de Xis, cabrito e cordeiro assado, queijos (ovelha e cabra), bolos secos, folares da Páscoa e cogumelos silvestres. 
Como chegar